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segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Imagem de uma cidade (des)coberta

Fotos by Ronaldo Campos (Rio de Janeiro, 2011)




A vida deveria existir ali. Mas a vida há muito se perdeu. Ninguém mora mais nessas casas. A medida em a cidade foi crescendo alguns lugares foram perdendo o seu valor. Mais e mais pessoas foram buscando construir a sua vida em lugares onde poderiam se distanciar do outro. Surgiram os condomínios: cercados e vigiados, as pessoas se sentiam mais seguras, pois nunca mais veriam um pobre na rua ou algum mais abusado. Entre os muros do condomínio, viveriam felizes sem o contado com os diferentes. Será mesmo....
Se descobriram a verdadeira felicidade, eu não sei. Só sei que não aprenderam a lidar com a diferença. Não aprenderam a trabalha a tolerância e o respeito a diferença.
E aquelas regiões que foram abandonadas.... Ou foram ocupadas pelos excluídos que na marginalidade aprenderam a se tornar marginais. Ou foram simplesmente abandonas e esperando a ação do tempo para desaparecer no tempo. Quantas casas estão se deteriorando a espera do esquecimento da memória para quando não mais existirem darem lugar a algo novo que objetive gerar mais e mais capital.
Alguns artistas resolveram mostrar que essas regiões marcadas para serem esquecidas resolveram usar a arte para marcar a sua presença na cidade. Das imagens religiosas que mostram o nosso sincretismo até imagens de cenas prosaicas do dia a dia. Em suma, é preciso retomar a cidade. É preciso retomar a praça pública. É preciso descobrir o significado da res publica (da coisa pública), da república. 


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Quem sou eu

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Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Graduado nos cursos de Filosofia e História pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Filosofia da Arte e Estética pela mesma Universidade. Atualmente sou professor assistente b do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH). Tenho experiência na área de Filosofia, com ênfase em História e Filosofia da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: fundamentos filosóficos da educação, introdução ao pensamento científico e filosofia da ciência, cinema e artes visuais, aspectos formais da arte, criatividade, processo de criação, estética da formatividade de Luigi Pareyson, cultura e modernidade brasileira.