Com o objetivo de divulgar esse importante evento, resolvi transcrever integralmente um e-mail que recebi. Leia abaixo na integra os dados sobre a III Olimpíada de Filosofia.
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APRESENTAÇÃO DA III OLIMPÍADA LATINO-AMERICANA DE FILOSOFIA
Ao levar
em consideração que a paz, a amizade e o bom relacionamento entre os povos são
os princípios dos jogos olímpicos, professores de filosofia do Brasil e do
Uruguai empreenderam a iniciativa de promoção de um espaço para a sua
realização. Assim, com um espírito de acolhimento das diferenças, as Olimpíadas
de Filosofia pretendem convocar estudantes para um exercício de investigação
solidária, num clima que pretende ser não de competição, mas de colaboração e
de estímulo para o pensamento. Cultivando o verdadeiro espírito olímpico de
superação de si mesmo num movimento de cooperação que favoreça o crescimento de
todos, as Olimpíadas de Filosofia realizadas em cada um dos países consistem em
encontros de diálogo filosófico, apresentações artístico-filosóficas e
produções escritas individuais ou coletivas, das quais podem participar
estudantes de Educação Secundária (Ensino Médio), de Escolas Técnicas, tanto de
instituições públicas como privadas, assim como jovens não incluídos no sistema
formal de educação. Um dos objetivos da edição 2012 é atrair professores e
estudantes de outros países da América Latina, bem como dos vários Estados do
Brasil.
A
Olimpíada Latinoamericana de Filosofia corrobora das máximas da Olimpíada de
Filosofia do Uruguai:
“¡Atrévete a pensar por ti mismo!” (Kant).
“Enseñar a graduar la creencia, y a diferenciar lo que
se sabe y se comprende bien, de lo que se ignora, es tan importante, como enseñar a saber...” (Vaz Ferreira).
OBJETIVO GERAL
Na Olimpíada Latino-americana de Filosofia procura-se,
através da comunidade de indagação, incentivar o pensamento pessoal, o diálogo,
o “dar-se conta” da existência e da importância do outro, com a finalidade de
promover um encontro que gere a aproximação e o estabelecimento de um caminho
em comum, visando à superação de problemas e dilemas humanos.
A Olimpíada Latino-americana de Filosofia tem como
objetivos principais:
·
Fomentar o espírito crítico e dialógico entre os
estudantes
·
Desenvolver nos jovens cidadãos o aprimoramento das
habilidades de ler e escrever textos filosóficos, bem como de realizar diálogo
filosófico em solidariedade investigativa
·
Favorecer o questionamento acerca dos dilemas centrais
de nossos dias, cultivando uma postura filosófica diante da existência
·
Construir ambientes de intercâmbio cultural que
favoreça o desenvolvimento de uma identidade latino-americana
·
Estimular nos jovens o diálogo entre os colegas latino-americanos
e suas visões de mundo
OBJETIVOS EDUCATIVOS E FILOSÓFICOS
As Olimpíadas de Filosofia propõem como objetivos
educativos:
·
Desenvolver nos participantes: capacidades e atitudes
reflexivas e a aptidão para um pensamento autônomo
·
Expandir o pensamento criativo.
·
Aprofundar o pensamento crítico, lógico,
argumentativo, respeitoso, autocrítico, dialógico, com valores, atento ao
contexto.
·
Fomentar as habilidades necessárias para alcançar os
objetivos anteriores.
·
Promover o pensamento solidário.
·
Desenvolver as habilidades necessárias para o trabalho
de discussão e produção em grupo.
·
Impulsionar o pensamento dos problemas em
profundidade, recorrendo aos grandes textos filosóficos. Com isso, ter a
percepção e ação efetiva do e no seu contexto humano, cultural e social.
TEMÁTICA
A temática da III Olimpíada Latino-americana de
Filosofia será a discussão dedicada e séria acerca do progresso, seu custo
social e humano. A proposta é convidar os jovens a se debruçarem sobre o
conceito de progresso, discutindo suas implicações e seus desdobramentos no
contexto amplo da existência humana: Qual o custo social do progresso? O que
significa crescer?
Entendemos que tal temática é urgente e nos convoca a
todos a repensar nossa postura diante da vida, nossas escolhas diárias e nossas
relações interpessoais. A temática escolhida pelos professores organizadores
objetiva suscitar uma ampla discussão que possa abarcar as inúmeras perspectivas
filosóficas trabalhadas pelos docentes em suas aulas, trazendo a contribuição
dos pensadores clássicos e fomentando novas produções significativas entre os
docentes e jovens.
ATIVIDADES
As Atividades Pré-Olímpicas consistem no
desenvolvimento, em todos os países participantes, de debates e ações
pedagógicas em torno dos temas acima delimitados, em atividades curriculares e
extracurriculares protagonizadas pelos estudantes e seus docentes, em
articulação com a comunidade. Estas ações incluem também outros tipos de
atividades e iniciativas que se considerem convenientes (teatro, poesia,
desenho, vídeos, exposições, música, canto, etc.) conectando os temas centrais
de cada evento com outras problemáticas filosóficas e com outras disciplinas.
As Atividades Olímpicas consistem num encontro entre os participantes
selecionados em cada instituição ou grupo participante do processo olímpico (adesão
à proposta do tema e do trabalho de reflexão filosófica)
Em um encontro de três dias, estudantes e professores reúnem-se
para apresentar e debater acerca dos trabalhos produzidos nas atividades
pré-olímpicas, além de produzirem material sobre a temática do encontro. Há
também uma programação de palestras, oficinas e atividades artísticas e
culturais. O encontro tem a seguinte estrutura básica:
a) Oficinas de debates em grupos de, no máximo, 20
jovens;
b) Produção de ensaios escritos individuais e em
grupo;
c) Apresentação de trabalhos artístico-filosóficos.
Os representantes dos países elaborarão uma única
proposta para apresentação no encontro e produção escrita a ser divulgada
previamente no site do evento. No evento, as diversas delegações participantes
terão a oportunidade de reunirem-se em grupos internacionais para
aprofundamento e produção interativa.
CRONOGRAMA
Março e Abril de 2012 – Convocação via correio eletrônico / Divulgação na
Internet, no site da olimpíada, das agências de fomento e da Universidade
Católica de Petrópolis
Maio de 2012
Lançamento Internacional da III Olimpíada Latino
Americana de Filosofia nos países/cidades participantes.
Lançamento das sugestões de conteúdo para orientação
das atividades pré-olímpicas
Maio a Setembro de 2012
Realização das atividades pré-olímpicas nas
instituições participantes
Agosto de 2012
Atividades pré–olímpicas entre Brasil e Uruguai no
Uruguai
Atividades pré-olímpicas Rio-São Paulo em São Paulo
Atividades pré-olímpicas a serem agendadas pelos novos
participantes
04, 05 e 06 de outubro – III OLIMPÍADA LATINO AMERICANA DE FILOSOFIA NA UNIVERSIDADE
CATÓLICA DE PETRÓPOLIS
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Nas Olimpíadas Filosóficas não há perdedores. Os
participantes contribuem com suas capacidades individuais para enfrentar em
comum os desafios propostos pelos problemas filosóficos. Não se entregam
prêmios, mas recordações. As Olimpíadas Filosóficas tem seu valor na atividade
em si, por isso, não são competitivas. Com este mesmo espírito se avaliará a
qualidade da atuação dos participantes. Serão observados os seguintes métodos e
critérios de avaliação:
a. Respeito ao diálogo filosófico.
Avaliar-se-á a participação dos docentes, que atuarão
como coordenadores e observadores, e dos estudantes, valorando elementos como:
capacidades e atitudes de comunicação, de escuta, de pertinência, de sínteses,
de formular perguntas, de exemplificar, de perceber consequências em outros
âmbitos e de prevê-las; de complementar e de suplementar ideias; de dedução, de
levar em conta as contribuições dos outros, etc.
b. Respeito ao ensaio da composição filosófica.
Neste marco geral a Comissão Internacional avaliará os
trabalhos realizados pelos estudantes levando em conta as seguintes pautas ou
critérios: a) criatividade; originalidade; capacidade de pensamento autônomo;
b) capacidade de pensamento crítico; capacidade de analisar, sintetizar,
relacionar, comparar, avaliar, etc.; c) capacidade de argumentação:
pertinência, consistência, coerência; d) profundidade e amplitude dos
conhecimentos demonstrados; e) clareza, fluidez e correção da linguagem; f)
percepção integral da unidade filosófica do trabalho.
Resultados:
Os melhores trabalhos serão publicados no site da
Olimpíada Latino Americana de Filosofia
ORGANIZAÇÃO
Uma Comissão Coordenadora Internacional se encarregará
da coordenação geral. Serão buscados coordenadores locais, em sua participação
regional. Cada instituição educativa poderá realizar suas próprias atividades
pré-olímpicas, contando com o apoio que necessite, e organizará a atividade
olímpica em conjunto com o encarregado do departamento regional ou com a
Comissão Coordenadora.
A participação voluntaria de Docentes que, de forma
pessoal ou coletiva, organizem atividades com seus alunos, nas suas
instituições educativas ou interagindo com outras; é de inestimável importância
para o êxito da Olimpíada.
INSTITUIÇÃO ANFITRIÃ – UNIVERSIDADE CATÓLICA DE
PETRÓPOLIS
Visando ampliar as atividades da Olimpíada, a comissão
organizadora buscou a parceria com a Universidade Católica de Petrópolis para
que pudesse contar com a chancela de uma Instituição no Estado do Rio de
Janeiro que oferecesse credibilidade e seriedade ao evento, numa cidade com
capacidade de acolher os jovens estudantes de outros países e estados com
segurança e facilidade de locomoção.
Cabe à Instituição anfitriã ceder o espaço físico com
todos os equipamentos necessários para a realização das atividades e certificar
os participantes estudantes e docentes.
As edições anteriores foram realizadas na PUC de Porto
Alegre.
INFORMAÇÕES E CONTATO
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