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terça-feira, 24 de abril de 2012

ARTE EDUCAÇÃO

Aprender ou ensinar arte é criar ou ressignificar arte no contexto didático; por isso, é necessário que o aluno viva arte na escola. Ler um determinado texto (seja ela visual, sonoro ou tátil) é um processo de atribuicao de significados, isto é, quando damos inicio ao processo de decodificação das estruturas de uma obra artística estamos estabelecendo relações entre as situações que nos são impostas pela nossa realidade e de nossa atuação frente a estas questões, na tentativa de compreendê-las e solucioná-las. A leitura se torna real quando estabelecemos tais relações. Certamente, quando estamos diante de uma obra de arte, esses três momentos acima citados não aparecem de forma estanque e independente. Eles são interdependentes. Também devemos ter claro que ao interpretar uma obra estamos produzindo um diálogo com o mundo: um debate entre uma forma formada ( a obra construída concretamente pelo autor) e uma foram formante (a interpretação/ a visão que temos dessa mesma obra). E quando mais nos familiarizarmos com as obras de arte, mais ampliaremos o nosso repertorio, a nossa compreensão e conhecimento de todo o processo de produção, fruição e interpretação da obra de arte, quer seja nos museus, galerias, meios de comunicação, nas reproduções encontradas em revista e livros didáticos, pois em muitos casos os originais se encontram indisponíveis para nós brasileiros.



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Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Graduado nos cursos de Filosofia e História pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Filosofia da Arte e Estética pela mesma Universidade. Atualmente sou professor assistente b do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH). Tenho experiência na área de Filosofia, com ênfase em História e Filosofia da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: fundamentos filosóficos da educação, introdução ao pensamento científico e filosofia da ciência, cinema e artes visuais, aspectos formais da arte, criatividade, processo de criação, estética da formatividade de Luigi Pareyson, cultura e modernidade brasileira.