fotos by Ronaldo Campos
O tema da exposição era o rio São Francisco e o título da mostra era " Rio São Francisco - navegado por Ronaldo Fraga" (Belo Horizonte - Palácio das Artes - 2010).
Em primeiro lugar, gostaria de dizer o quanto a exposição me emocionou, pois, foi justamente a partir de uma viagem pelas cidades localizadas próximas do velho chico que descobri de fato o nosso país (aqui no blog coloquei algumas fotos dessa viagem ao lado de fotos da apresentação da exposição no Palácio das Artes). Foi uma longa viagem desde a origem em Minas Gerais passando pelos estados nordestinos da Bahia, Alagoas e Sergipe.
A exposição do Ronaldo Fraga me pegou "de jeito" logo pela apresentação no lado externo do Palácio das Artes. O olhar de Ronaldo Fraga do rio, das populações, das modas e modos interpretados pela descortina inúmeras possibilidades e se torna um importante instrumento cultural. São 13 ambientes, no melhor estilo das instalações de arte contemporânea das bienais. Em objetos do cotidiano redefinidos na estrutura do espaço da arte ganham um novo sentido e abrem uma janela para compreender a alma desse povo. O viver e o sentir de tais pessoas representados por 16 vestidos são redimensionados pelo ecoar da voz da cantora Maria Bethânia ao declamar o belo poema “Águas e Mágoas do rio São Francisco”, de Drummond.
fotos by Ronaldo Campos
Nenhum comentário:
Postar um comentário