Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Lisboa: rua Tomas Ribeiro - os grafites e o esquecimento do passado




                                          (Fotos by Ronaldo Campos, Lisboa, julho de 2011)

Em Lisboa, na rua Tomas Ribeiro (próxima da Praça Marquês de Pombal), vi algo que acreditava que só existiria em países, onde a memória é desprezada. A rua citada (segundo uma antiga moradora) era ocupada por grandes casarões em estilos clássico (neo-clássico) e eclético. Mas com o desenvolvimento da cidade essas construções foram abandonadas, a maioria destruídas e substituídas por (feios e) modernos edifícios. Essa rua (diferentemente do restante da parte histórica de Lisboa que é muito bem conservada) é a marca do descaso com o Patrimônio. Provavelmente, isto deve ocorrer uma vez que em Portugal, como no Brasil, as construções do século XIX e início do século XX, não são consideradas artisticamente e historicamente importantes. Nessa rua, há alguns edifícios que foram abandonados. Diferentemente,  quando um edifício ou casa  é abandonado no Brasil, logo logo é ocupado por bandidos, drogados e desocupados de maneira geral. Aqui na nossa terra essas casas abandonadas tornam-se lugares perigosos. Lá, em Lisboa, não há perigo algum. Pelo contrário, esses lugares que poderiam tornar a cidade mais e mais feia, foram integrados na cena urbana pela arte do grafite. Esses artistas urbanos criaram figuras e formas que de modo lúdico tornava o que era para ser feio em algo belo que pode ser contemplado.




Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Graduado nos cursos de Filosofia e História pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Filosofia da Arte e Estética pela mesma Universidade. Atualmente sou professor assistente b do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH). Tenho experiência na área de Filosofia, com ênfase em História e Filosofia da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: fundamentos filosóficos da educação, introdução ao pensamento científico e filosofia da ciência, cinema e artes visuais, aspectos formais da arte, criatividade, processo de criação, estética da formatividade de Luigi Pareyson, cultura e modernidade brasileira.