O Museu Histórico Abílio Barreto é um dos meus lugares preferidos na capital mineira. Segundo dados da prefeitura municipal de Belo Horizonte, esse museu foi inaugurado em de fevereiro do ano de 1943. Nessa época, Juscelino Kubitschek de Oliveira era o prefeito da cidade. E o nome do museu foi uma merecida homenagem ao historiador Abílio Barreto (autor de uma importante obra sobre a cidade - "Belo Horizonte; memória histórica e descritiva ".
A foto acima é da antiga sede da Fazenda do Leitão. Propriedade que existia desde os tempos que a região pertencia ao antigo Curral Del Rey. Provavelmente foi construída por José Candido Lúcio da Silveira em 1883 aproximadamente.O que é moderno? O que é modernidade? Qual o papel da arte e da filosofia numa sociedade industrial contemporânea? Textos escolhidos e (ou) redigidos por Ronaldo Campos com o objetivo de pensar\problematizar a contemporaneidade utilizando como ferramenta a sensibilidade estética.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Quem sou eu
- Arte, Filosofia e Modernidade
- Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
- Graduado nos cursos de Filosofia e História pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Filosofia da Arte e Estética pela mesma Universidade. Atualmente sou professor assistente b do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH). Tenho experiência na área de Filosofia, com ênfase em História e Filosofia da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: fundamentos filosóficos da educação, introdução ao pensamento científico e filosofia da ciência, cinema e artes visuais, aspectos formais da arte, criatividade, processo de criação, estética da formatividade de Luigi Pareyson, cultura e modernidade brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário