O que é moderno? O que é modernidade? Qual o papel da arte e da filosofia numa sociedade industrial contemporânea? Textos escolhidos e (ou) redigidos por Ronaldo Campos com o objetivo de pensar\problematizar a contemporaneidade utilizando como ferramenta a sensibilidade estética.
sábado, 31 de outubro de 2009
Os 100 maiores filmes sobre infância e criança de todos os tempos - Machuca
Os 100 maiores filmes sobre infância e criança de todos os tempos
ADVERTÊNCIA: Essa lista (como todas as outras que são publicadas em todo mundo e em todos os veículos midiáticos), é aleatória e não tem qualquer tipo de pretensão de representar uma verdade absoluta. É um juízo de valor individual e subjetivo. A ordem dos filmes também é aleatória e subjetiva, qualquer um dos filmes citados pode ocupar qualquer um dos lugares da lista, ou seja, essa relação pode ser alterada de acordo com o gosto pessoal de quem a re-elabora.
100º - “Machuca” (Dir: Andrés Wood, Espanha/Chile, 2004. cor, 120 min.)
Duas crianças chilenas de classes sociais distintas vivem em Santiago num momento de crise política e social. A beira de um golpe de estado, Gonzalo Infante (um menino branco de classe média alta) e Pedro Machuca (um menino pobre de origem indígena) se encontram na escola dentro de um projeto revolucionário de inclusão social. O diretor de um colégio religioso particular, padre McEnroe, com o apoio de parte dos padres, tenta integrar na elitista instituição de ensino alguns meninos de famílias pobres (que moravam numa favela nos arredores de Santiago), com o objetivo de que tanto as crianças ricas como as pobres aprendam a respeitar-se mutuamente.
É assim que dois mundo tão distantes (e ao mesmo tempo tão próximos) passam a conviver. Pedro Machuca está na mesma classe de Gonzalo Infante e entre eles nasce uma amizade cheia de descobertas e surpresas.
A amizade entre os dois é uma exceção, pois, a maior parte dos alunos não consegue lidar bem com a alteridade.
Mas, a medida em que os eventos históricos se desenrolam, o Chile divide-se cada vez mais entre os partidários e adeptos de Salvador Allende: o pai de Gonzalo é simpatizante de Allende, enquanto a mãe, adúltera, protesta contra a carestia e relaciona-se com um homem bem mais velho, rico e reacionário.
No mundo da passagem da infância à vida adulta (e no país do sonho socialista que está ameaçado por ditadura de direita), o conflito, os confrontos e tensões se agravam e por fim, ocorre, como desfecho, o terrível golpe de militar de Estado que inviabiliza essa amizade e o sonho de Allende para construir uma sociedade mais justa e fraterna.
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Quem sou eu
- Arte, Filosofia e Modernidade
- Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
- Graduado nos cursos de Filosofia e História pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Filosofia da Arte e Estética pela mesma Universidade. Atualmente sou professor assistente b do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH). Tenho experiência na área de Filosofia, com ênfase em História e Filosofia da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: fundamentos filosóficos da educação, introdução ao pensamento científico e filosofia da ciência, cinema e artes visuais, aspectos formais da arte, criatividade, processo de criação, estética da formatividade de Luigi Pareyson, cultura e modernidade brasileira.
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